Selo Prevenção Corrupção

Município

Breve Histórico de Machado/MG

Origens e Fundação

Machado, situado no sul de Minas Gerais, carrega histórias e tradições profundas, especialmente ligadas à cultura do café. As origens do nome “Machado” emergem de lendas e relatos históricos; a mais notável narra o episódio de um lenhador e seu machado perdido no rio, enquanto outra aponta para a influente família Machado, pioneira na região. Destaca-se também a fundação do distrito de Douradinho, preexistente à sede municipal e carregado de histórias que se entrelaçam com as raízes familiares e culturais de Machado.

Crescimento e Desenvolvimento

Central na economia de Machado, a produção de café transcende a atividade econômica, posicionando o município como referência mundial em café orgânico. Este reconhecimento internacional não apenas reflete o compromisso com a qualidade e a sustentabilidade, mas é um marco devido a seu pionerismo neste tipo de cultura e suas exportações para países da Europa, Estados Unidos e Japão.

Cultura Vibrante

A cultura de Machado é um mosaico de tradições, com eventos como a Festa de São Benedito e a Folia de Reis destacando-se como expressões vivas da herança afro-descendente. Estas celebrações são essenciais para a identidade comunitária, evidenciando a rica diversidade cultural do município.

Geografia e Distritos

Posicionado estrategicamente no sul de Minas Gerais, Machado é cercado por importantes municípios e abriga o distrito de Douradinho e o povoado da Caiana. Estes locais não só enriquecem a narrativa de Machado mas são fundamentais para a compreensão da sua identidade e evolução.

Atualizações Populacionais e Perspectivas Futuras

Com uma população atual de 37.684 pessoas, conforme o último censo de 2022, Machado demonstra uma dinâmica populacional que reflete suas mudanças socioeconômicas e culturais ao longo dos anos. Este dado atualizado não só fornece uma perspectiva recente sobre o município, mas também sublinha a contínua adaptação e crescimento de Machado dentro do cenário regional e nacional.

 

Este pequeno resumo histórico busca não apenas preservar a memória de Machado, mas também celebrar sua trajetória de desenvolvimento, cultura rica e significado dentro do panorama mineiro e brasileiro.

O Brasão: Símbolo e Significado

Na celebração do primeiro centenário do município de Machado, MG, nasceu a ideia de criar um brasão que capturasse a essência e os valores da cidade. Sob a iniciativa do então prefeito Dr. Lúcio Dias Vieira, o projeto tomou forma, combinando elementos históricos, culturais e econômicos que refletem a identidade de Machado.

A realização artística do brasão foi encarregada a uma prestigiosa empresa de Belo Horizonte, que contou com a colaboração do Dr. Aloysio Pereira Caixeta e do renomado desenhista Ziraldo Alves Pinto. A Lei Municipal nº 206, datada de 9 de abril de 1957, oficializou as insígnias e trouxe à luz um símbolo repleto de significados.

Descrição e Elementos

O brasão é composto por um escudo cortado, onde sua metade superior abriga três machados dispostos em roquete, simbolizando não apenas o nome da cidade mas também a força e a determinação de sua gente. A metade inferior do escudo retrata uma paisagem idílica, com um rio correndo ao pé de uma montanha, representando a rica geografia natural que define o território de Machado.

Emoldurando o escudo, à esquerda, encontra-se um ramo de fumo, e à direita, um ramo de café, evidenciando as principais atividades econômicas que sustentaram e ainda sustentam o desenvolvimento do município. A coroa mural que encima o escudo simboliza a autonomia e a importância da cidade dentro do contexto municipal.

Divisa

A legenda “Labor omnia vincit”, que se traduz por “O trabalho tudo vence”, expressa a ética de trabalho e o espírito empreendedor que caracterizam a população de Machado. Esta frase resume a crença na diligência e no esforço contínuo como caminhos para o sucesso e a superação de desafios.

Legado e Identidade

Desde sua oficialização, o brasão de Machado tornou-se um ícone que comunica a história, as conquistas e os valores da cidade. Ele não só adorna documentos oficiais e espaços públicos, mas também se enraíza no coração dos machadenses como um lembrete de seu patrimônio e de sua identidade coletiva. Através de suas imagens e símbolos, o brasão de Machado narra a história de um povo resiliente e orgulhoso, ligado à terra e aos frutos do seu trabalho.

A Bandeira: Simbolismo e Design

A bandeira municipal de Machado, MG, é um símbolo repleto de significado e beleza, fruto da criatividade de Ernesto Mariano Leite, secretário da Câmara à época de sua concepção. Oficializada pela resolução nº 3 de 16 de outubro de 1972, a bandeira é uma expressão visual dos valores, da história e da rica cultura de Machado.

Composição e Cores

O design da bandeira é marcado por uma composição vibrante e simbólica. O campo principal em azul-vivo representa o céu que cobre Machado, sugerindo serenidade e a vastidão de possibilidades. Uma faixa triangular em vermelho-vivo corta o centro, dividindo a bandeira e introduzindo dinamismo e paixão, simbolizando a vitalidade e o espírito de luta da comunidade.

Um campo triangular em branco, separado pela faixa vermelha, serve de fundo para o escudo do brasão oficial de Machado, encimado pela coroa mural de cinco torres em vermelho-marrom. Este elemento central reafirma a identidade e a autonomia da cidade, trazendo o brasão municipal para o coração da bandeira.

Na parte superior do escudo, um campo amarelo abriga três machados em vermelho-encarnado, remetendo ao nome e à história fundacional de Machado. Abaixo, sobre um campo azul-celeste, uma montanha em marrom-vermelho se destaca, simbolizando a robustez e a estabilidade, com um rio em verde-azulado a seus pés, evocando a fertilidade e as riquezas naturais do município.

Ladeando o escudo, encontra-se, à direita, uma pena de ave em amarelo-ouro, simbolizando a sabedoria e a comunicação; e à esquerda, um ramo de café com folhagem verde-escuro, caule marrom e frutos vermelhos-vivos, representando a principal atividade econômica da região. A união destes elementos por uma faixa ornamental em vermelho-encarnado na base do escudo reforça a coesão e a força da comunidade de Machado.

Legado e Importância

A bandeira de Machado não é apenas um elemento de identificação municipal; é uma obra de arte que conta a história, celebra a cultura e simboliza o orgulho de pertencer a este município mineiro. Com suas cores vivas e elementos ricos em significado, a bandeira transmite o respeito pelas tradições e a constante busca pelo progresso que caracterizam a cidade de Machado.

Cada detalhe da bandeira foi pensado para refletir a essência de Machado, tornando-a um símbolo atemporal da identidade e dos valores da comunidade local. Através de seu pavilhão, Machado expressa ao mundo sua singularidade, sua história e seu compromisso com o futuro.

O Hino de Machado

A Lei Municipal n° 197 de 20 de novembro de 1974, oficializou a valsa “Saudades de Machado” como Hino do Município. A composição data de 1951. A Música é de D. Yeda Novais Fernandes e a letra de seu marido Reverendo Rossine Sales Fernandes.

 

Letra:

Machado terra querida!
Cantar-te em versos eu quero:
Pedaço de minha vida,
Rica jóia do Brasil.

Berço dos meus ancestrais,
Oh! Terra dos cafezais!
Imenso e rico é teu solo,
Formoso é teu rio,
Teu Céu sem igual!

Boa terra de luz e de futuro,
Boa gente que vive do trabalho.
Um risonho porvir eu vos auguro,
Sob as mais ricas das bênçãos do Céu.

Que teus filhos, todos irmãos,
Sempre unidos possam viver,
Sem barreiras, sem prevenções,
Amando aos tristes
Que vivem a sofrer!

Como esse rio corre,
Indo a procura do mar,
Quis eu também te deixar,
Por cobiça de outras terras…

Hoje, porém, mui saudoso,
Sonho ao teu seio voltar
Como ao seu leito retornam
Em chuvas, os rios
Que foram para o mar.