Selo Prevenção Corrupção

NOTÍCIAS

Julho Verde – conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço

O mês de julho marca a chegada de importantes campanhas voltadas para a saúde. Uma delas é o Julho Verde, campanha nacional de prevenção do câncer de cabeça e pescoço. Para se ter ideia, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima para o triênio 2023/2025 o surgimento de cerca de 40 mil casos novos desses tipos de doença, por ano, no país. A campanha é promovida pela Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil). Segundo o Oncoguia, os principais fatores de risco do câncer de cabeça e pescoço está atrelado com tabagismo e consumo exagerado de álcool, especialmente os tumores de boca, laringe, hipofaringe e orofaringe. Outro fator é representado pela infecção pelo HPV, que também pode ser a causa da doença.

Vale lembrar que a patologia de tumores de cabeça e pescoço, pode acometer a boca, a língua, o palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide e seios paranasais. O que mais preocupa os médicos é o fato de 60% dos diagnósticos serem descobertos quando as chances de cura e as sequelas já são maiores.
Evitar o câncer de cabeça e pescoço, e mante-se saudável, traz uma lista de cuidados necessários, além de consultar regularmente o médico para exames de rotina. Dentre as formas de prevenção, segundo a SBCCP temos:

– Não fumar;
– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
– Ter alimentação rica em frutas, verduras e legumes;
– Manter boa higiene bucal;
– Usar protetor solar e evitar exposição ao sol prolongada;
– Usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral;
– Manter o peso corporal adequado;
– Recomendar a vacinação do HPV para os meninos de 11 a 14 anos e para meninas de 9 a 14 anos.

Este tipo de câncer tem tratamento e cura, que é ainda mais possível quando descoberto de forma precoce. O tratamento normalmente exige intervenção cirúrgica, mas pode ser necessário sessões de radioterapia e quimioterapia. Tudo depende do local, da gravidade e do estágio do tumor, da idade e das condições de saúde do paciente.

CATEGORIAS

Últimas Publicações